«100 Anos da Revolução de Outubro». Conferência com RUBEN DE CARVALHO. Sábado, 11 de Fevereiro, 15h, Casa da Cultura de Setúbal.

07-02-2017 17:54

«100 Anos da Revolução de Outubro». Conferência com RUBEN DE CARVALHO.

Em 2017 assinalam-se 100 anos sobre a Revolução Socialista de Outubro de 1917. A Revolução de Outubro empreendeu a tarefa de pôr fim a todas as formas de exploração e opressão social e nacional, tendo significativamente adoptado entre as suas primeiras medidas os decretos sobre a paz e sobre a abolição da propriedade latifundiária da terra. Sob o impacto da vitória da Revolução de Outubro foram constituídos numerosos partidos comunistas por todo o mundo,  como aconteceu em Portugal, onde a 6 de Março de 1921 foi fundado o Partido Comunista Português.

Ruben de Carvalho

Jornalista. Foi chefe de redacção da «Vida Mundial», redactor coordenador de «O Século» e chefe de redacção do semanário «Avante!», a partir do nº 1 da série legal. Foi responsável pelo «Avante!», órgão central do PCP, de Abril de 1974 a Junho de 1995.

Seis vezes preso pela PIDE, foi membro das «comissões juvenis de apoio» à candidatura do General Humberto Delgado. Foi vice-presidente da Comissão Pró-Associação dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa e membro do Secretariado da Comissão de Apoio à Candidatura da Oposição Democrática às «eleições» para a Assembleia Nacional.

Foi deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal. É membro do Executivo da Comissão Organizadora da Festa do «Avante!»  e  do Comité Central do PCP.