«O MUD e a candidatura de Norton de Matos na resistência à ditadura de Salazar». Exposição e palestra com Daniel Pires e Álvaro Arranja. Sábado, 22 de Abril,15h, Casa da Cultura de Setúbal.

19-04-2017 23:59

«O MUD e a candidatura de Norton de Matos na resistência à ditadura de Salazar».

Exposição e palestra com Daniel Pires e Álvaro Arranja. 

Sábado, 22 de Abril,15h, Casa da Cultura de Setúbal.

 

Ver imagens da sessão no novo canal YOUTUBE do CEB

aqui

https://www.youtube.com/watch?v=Fp5Xj14wgyY

 

O MUD (Movimento de Unidade Democrática) movimento político de oposição ao regime fascista em Portugal nascido a 8 de outubro de 1945, em Lisboa, no Centro Republicano Almirante Reis. Formou-se numa fase de crescente isolamento internacional do Estado Novo, na sequência das vitórias aliadas na Segunda Guerra Mundial. 

                                   

O MUD foi criado para reorganizar a oposição, prepará-la para as eleições e proporcionar um debate público em torno da questão eleitoral. Conseguiu em pouco tempo grande adesão popular (principalmente entre intelectuais e profissionais liberais) e começou a tornar-se uma ameaça para o regime. Salazar ilegalizou-o em Janeiro de 1948, sob o pretexto de que tinha fortes ligações ao PCP. Apesar de tudo, viria ainda a apoiar a candidatura presidencial do general Norton de Matos, em 1949.

                          

O general Norton de Matos participou nas eleições presidenciais de 1949, reivindicando a liberdade de propaganda e uma melhor fiscalização dos votos. O regime de Salazar recusou-se a satisfazer estas exigências. Obteve vastos apoios populares e apoio de membros da oposição. Devido à falta de liberdade no acto eleitoral, e prevendo fraudes eleitorais, ele acabou por desistir depois de participar em comícios e outras manifestações de massas.