A SERRA DA ARRÁBIDA NA POESIA PORTUGUESA

06-07-2014 01:53

Na passada sexta-feira, 4 de Julho, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, decorreu o lançamento do livro «A Serra da Arrábida na Poesia Portuguesa», de António Mateus Vilhena e Daniel Pires, editado pelo Centro de Estudos Bocageanos na sua colecção «Clássicos de Setúbal». O livro foi apresentado por Viriato Soromenho Marques, com poemas ditos por Virgínia Costa, acompanhada ao piano por Ivone Campos. Esteve presente a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que também falou sobre a obra.

Doze anos após a primeira publicação desta obra, há muito esgotada, resolveram os seus organizadores empreender uma segunda edição. Reuniram-se, na 1ª edição, composições de alguns dos escritores que o cânone lírico nacional definitivamente incorporou, tais como Frei Agostinho da Cruz, D. Francisco Manuel de Melo, Alexandre Herculano, Teixeira de Pascoaes, Miguel Torga, Sebastião da Gama e Matilde Rosa Araújo. Além destes, poetas de qualidade – ainda em pleno processo criativo –, como António Osório, Helder Moura Pereira e Fernando Gandra, foram também convocados para estas páginas, o mesmo acontecendo com o notável músico-poeta José Afonso.

A 2ª edição desta colectânea acrescenta à primeira textos de vinte e três poetas, entre os quais se incluem, além de Luís de Camões, o expoente máximo da literatura portuguesa, personalidades como Francisco Joaquim Bingre e a literariamente inclassificável Maria Gabriela Llansol. O volume apresenta um escopo temporal lato: o primeiro poema foi composto em meados do século XVI, estando o último datado do ano 2014.

Os autores são dois investigadores de grande valor, com inúmeras obras publicadas. António Mateus Vilhena foi professor no Ensino Secundário e na Faculdade de Letras de Lisboa e leitor de português na Universidade de Génova. Daniel Pires, Presidente do Centro de Estudos Bocageanos, investigador da vida e obra de Bocage, é doutorado em cultura portuguesa pela Universidade Nova e foi leitor de português nas universidades de Glasgow, Macau, Cantão e Goa.