250 ANOS DO NASCIMENTO DE BOCAGE: COMEMORAÇÕES INICIAM-SE OFICIALMENTE EM SETÚBAL NO PRÓXIMO DIA 15

08-09-2015 11:53

As Comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage, a cuja organização o Centro de Estudos Bocageanos naturalmente se associa, e que se vão prolongar até Setembro de 2016, iniciam-se oficialmente no próximo dia 15, em Setúbal, dia de Bocage e da Cidade, com a sessão solene evocativa da efeméride, que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 10h00, e que inclui uma homenagem aos funcionários municipais recentemente aposentados, a atribuição de medalhas honoríficas a ilustres e um apontamento musical do Coral Infantil de Setúbal.

O feriado municipal, assinalado neste dia, começa, porém, com as habituais cerimónias protocolares, às 09h00, com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho e, pouco depois, com a deposição de flores no monumento ao poeta, na Praça de Bocage.

Destaque também, logo pelas 09h00, para a abertura da banca filatélica dos CTT/INCM, com a venda de selo postal nacional com os temas “250 anos do nascimento de Bocage” e “O Meu Selo”, dedicado a Bocage e obliterado com o carimbo do dia.

As celebrações continuam à tarde, com a apresentação, às 16:00, no Fórum Municipal Luísa Todi, da comissão de honra, seguida de momento musical de piano e voz com “Bocageana – Cinco Sonetos”, Op. 37, de Gaspar Fernández Gil, com Nuno Lopes e Carlos Pedro Santos.

Às 17:00, Daniel Pires, Presidente da Direcção do Centro de Estudos Bocageanos, lança a sua obra literária Bocage – a Imagem e o Verbo na Casa da Cultura, enquanto uma hora depois se procederá à entrega de prémios do XVI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Seguem-se duas inaugurações, uma no Largo da Fonte Nova, às 18h30, da mercearia “Confiança de Troino”, com a participação do Teatro do Elefante, a outra na Galeria Municipal do 11, às 19h00, da exposição “O Livro na Época do Iluminismo”, no decurso da qual Daniel Pires apresentará o livro, da sua autoria, com o mesmo título.

O programa comemorativo do Dia da Cidade termina com o concerto inaugural das comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage, pela Orquestra do Norte, às 21h00, na Praça de Bocage.

Daniel Pires, Álvaro Arranja, Ana Chora e Pedro Martins são os quatro membros do Centro de Estudos Bocageanos que integram a comissão científica das comemorações, a que pertencem ainda Cristina Marinho, Cunha Bento, Fernando Dacosta, José Eduardo Franco, Ernesto Rodrigues, Miguel Real, Vanda Anastácio e Viriato Soromenho Marques.

Brevemente divulgaremos o programa das comemorações, ontem anunciado em conferência de imprensa.