
Realiza-se no próximo dia 30 de setembro, às 14h30, no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, o Simpósio de Homenagem "Daniel Pires, Mestre dos Investigadores", organizado pela Biblioteca Nacional de Portugal, Centro de Estudos Globais, Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e Centro de Estudos Bocageanos.
Daniel Pires é um exemplo para os investigadores, sobretudo para os investigadores culturais, ocupa grande parte do seu dia a pesquisar sobre a vida e a obra daqueles cujos feitos o tempo libertou da morte, elevando-os a uma categoria histórico-espiritual habitualmente chamada “História”. A sua obra desdobrou-se em cinco universos culturais: Macau por si só e Macau, Camilo Pessanha e Wenceslau de Moraes; o universo da Imprensa; o universo de Setúbal; o universo de Bocage; o universo filosófico das polémicas no século XX (Raul Proença, António Sérgio).
Como parte do evento, serão apresentadas as mais recentes obras de Daniel Pires: Dicionário de Imprensa Periódica do Antigo Regime em Portugal e Obra Completa de Camões Pequeno.