LANÇAMENTO DO LIVRO “PAISAGENS DA CHINA E DO JAPÃO” DE WENCESLAU DE MORAES

16-06-2014 22:54

Organizado pelo Centro de Estudos Bocageanos decorreu no dia 14 de Junho, na  Casa da Cultura de Setúbal pelas 16h00, o lançamento do livro "Paisagens da China e do Japão", de Wenceslau de Moraes, editado pela «Livros de Bordo»

A apresentação foi feita por Daniel Pires, Presidente do Centro de Estudos Bocageanos e investigador da presença portuguesa no oriente, autor de várias obras sobre Camilo Pessanha e Wenceslau de Moraes.

Participaram também nesta sessão a editora do livro, Maria João Belchior e a vereadora da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro.

 

            "Paisagens da China e do Japão" é o terceiro livro de Wenceslau de Moraes. Escrito quando Wenceslau de Moraes já vivia no Japão, a obra junta contos e crónicas literárias inspiradas na realidade chinesa e japonesa do final do século XIX e início do XX. Resultado de uma observação muito atenta dos hábitos mas também da cultura tradicional dos dois países, "Paisagens da China e do Japão" foi pela primeira vez publicado em livro em Portugal no ano de 1906. Uma edição que, contudo, não agradou ao autor e que terá levado mais de quatro anos até estar finalizada. Novamente editado em 1938 numa segunda edição póstuma, este livro apenas seria publicado em Macau no ano 2007. A reedição pela Livros de Bordo, em 2014, recuperou esta obra de Wenceslau de Moraes, seguindo a versão da segunda edição e mantendo o mais possível o formato de letra original, assim como a disposição dos textos e das gravuras.

 

Wenceslau de Moraes (1854 – 1929) nasceu em Lisboa a 1854. Foi Oficial da Marinha de Guerra, posto que o levou a viajar até Macau em 1885 onde foi promovido a Capitão de Fragata e nomeado Vice-Comandante do Porto de Macau.Ao estabelecer-se em Macau, foi dos primeiros professores do Liceu de Macau desde a sua fundação em 1894. A primeira visita ao Japão dá-se no ano de 1889 e o encanto com o país do Sol Nascente foi imediato. Dez anos depois dessa primeira visita, em 1899 abandona a carreira naval e abre o primeiro Consulado Português na cidade japonesa de Kobe. Wenceslau de Moraes viria a passar o resto da vida no Japão onde repousam até hoje os seus restos mortais.