NO PRÓXIMO SÁBADO, 31, ÀS 15:00, NA CASA DA CULTURA DE SETÚBAL: CECÍLIA HONÓRIO APRESENTA «AS MULHERES CONTRA A DITADURA»

28-10-2015 09:58

Cecília Honório, doutorada em História das Ideias Políticas, professora do Ensino Secundário e ex-deputada do Bloco de Esquerda, apresenta no próximo sábado, 31, a partir das 15:00, na Sala José Afonso Casa da Cultura de Setúbal, o seu mais recente livro, As Mulheres contra a Ditadura. A organização é do Centro de Estudos Bocageanos.

A primeira "elite" de mulheres que lutou contra a ditadura no pós-guerra nasceu no Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUDJ, 1946-1957). Burguesas, muitas universitárias, que arrastaram operárias e trabalhadoras rurais para o MUDJ, com a sua capacidade de liderança e de organização.

Com este trabalho, Cecília Honório pretendeu dar visibilidade às raparigas do MUDJ, que arriscaram, estiveram presas, leram livros proibidos, recrutaram, discursaram, militaram nas campanhas, discutiram animadamente nos cafés, e desafiaram até a moral e os bons costumes do tempo, com a sociabilidade mista, que juntava raparigas e rapazes nos passeios no campo, nos piqueniques, ou cantando Lopes Graça. Vai à procura das que começaram a sua vida política no MUDJ e das muitas que passaram da luz à sombra, mesmo quando não desistiram de lutar contra a ditadura.