NO PRÓXIMO SÁBADO, 16 DE ABRIL, ÀS 16:00, NA CASA DA CULTURA, EM SETÚBAL: QUANDO UM HOMEM SONHA! O ASSALTO AO SANTA MARIA EM 1961 - CONFERÊNCIA POR CAMILO MORTÁGUA

12-04-2016 22:18

Por iniciativa do Centro de Estudos Bocageanos, Camilo Mortágua profere no próximo sábado, dia 16 de Abril, a partir das 16:00, na Sala José Afonso da Casa Cultura, em Setúbal, uma conferência subordinada ao tema "Quando um homem sonha! O assalto ao Santa Maria em 1961".

Camilo Mortágua teve grande destaque na história da acção directa contra a ditadura de Salazar. A Operação Dulcineia, em 1961, comandada pelo capitão Henrique Galvão e inspirada pelo general Humberto Delgado ― o desvio do paquete português «Santa Maria» ― foi uma dessas acções marcantes de Camilo Mortágua na luta antifascista.

Em 1961 o regime de Oliveira Salazar viveu um annus horribilis.  A 21 de Janeiro, começou o assalto ao paquete «Santa Maria», com 350 tripulantes e mais de mil passageiros. A operação foi levada a cabo por um comando de portugueses e espanhóis do Directório Revolucionário Ibérico de Libertação (DRIL). Teve grande cobertura na imprensa mundial, dando a conhecer o descontentamento popular e a luta contra as ditaduras de Salazar e Franco.