Setúbal: Batalha do Viso é recordada em passeio pela cidade

31-05-2014 20:09

A história da cidade de Setúbal foi recordada através de um passeio pela cidade, este sábado, dia 31 de Maio, às 16h00. A actividade organizada pelo Centro de Estudos Bocageanos teve a participação  de 40 pessoas e visou dar a conhecer a história da batalha travada no alto do Viso e a Revolta da Patuleia em Setúbal, no ano de 1847.

Esta actividade surgiu após a publicação do livro do historiador Álvaro Arranja, "A Batalha do Viso e a Revolta da Patuleia em Setúbal", integrado na colecção "Clássicos de Setúbal", do Centro de Estudos Bocageanos.

 O passeio foi ser guiado pelo próprio autor e teve início junto à Casa da Cultura de Setúbal e contou com a colaboração do investigador e engenheiro Alberto Pereira sobre o decorrer da batalha.

Foi um momento decisivo da revolta da Patuleia insurreição que, na sequência da Maria da Fonte, marcou o descontentamento popular contra o Governo de Costa Cabral e da rainha D. Maria II, cuja origem se centrava no enorme agravamento de impostos provocado pela necessidade de assegurar enormes rendas do Estado a grandes companhias privadas.

 Em Setúbal se concentraram todas as milícias revolucionárias do sul do país,  contra as quais o Governo de Lisboa enviou o seu exército que estacionou no Alto do Viso, numa situação de verdadeira guerra civil.